O ar fresco da madrugada salpicado pelo orvalho da noite, com os primeiros raios de sol a romper no horizonte...a euforia da passarada, saltitando de galho em galho, anunciava o fulgor do novo dia.
Sentado no chão, ia observando o vai e vêm das pequenas formigas pretas, “formigas mansas” - assim eram chamadas- .
Tentando ler-lhe o pensamento, enquanto as suas mandibulas arrastavam sementes...cereais, que faziam inveja á sua estatura. Num movimento cambaleante, em fila, avançavam por estreitos carreiros desenhados no solo, que as levaria ao celeiro subterrâneo, escavado algures nas proximidades.
Sentado no chão, ia observando o vai e vêm das pequenas formigas pretas, “formigas mansas” - assim eram chamadas- .
Tentando ler-lhe o pensamento, enquanto as suas mandibulas arrastavam sementes...cereais, que faziam inveja á sua estatura. Num movimento cambaleante, em fila, avançavam por estreitos carreiros desenhados no solo, que as levaria ao celeiro subterrâneo, escavado algures nas proximidades.
Ao fundo, era visível o milheiral, erguendo a folhagem
verdejante, sustendo a abundancia de espigas...a água empurrada do fundo do
poço já corria límpida nas regadeiras, dando de beber á terra ressequida…tentando
antecipar-se ao calor do meio-dia.
O canto das cigarras, misturava-se com o praguejar fumegante do motor de rega - herança de meu avô - que a meu lado forçava a vinda á superfície das águas da nascente.
Jovem de tenra idade, era-me reservado o ritual de cada
arranque…atento ao seu funcionamento…abastecia-o...mudava-lhe o óleo, apertava, desapertava
parafusos…conhecia de cor as pequenas peças do carburador…puxava o cordel!
Ainda criança, já o perseguia…o fascínio do motor…das
ferramentas…seguindo o meu avô pelas hortas, aprendendo a desvendar-lhe os
segredos.
Talvez por isso, também os segredos do fiel companheiro,
motocultivador, deixaram de o ser.
Reparação da embraiagem
Recentemente, apresentando-se queixoso em relação ao
funcionamento da embraiagem, que deixara de funcionar....patinava...impedindo o manuseamento da caixa de velocidades, tentei afiná-la, mas de nada serviu, estava no limite…gasta a necessitar de reparação !
Decidi então poupar algumas dezenas...ou centenas de euros, pondo mãos á obra !
Primeiro tive o cuidado de colocar um apoio por baixo do
motor, de modo a que o mesmo, quando solto do restante corpo da máquina, se
mantivesse na mesma posição, para a posterior montagem.
Comecei então a desapertar os parafusos que supostamente
libertariam o espaço onde a mesma se encontrava, auxiliando com um ligeiro movimento de oscilação dos
varais, e o auxílio de uma chave de fendas que fui introduzindo na ranhura que
se começava a desenhar...lá o fui soltando, separando…ficando com o aspeto de “partido
ao meio”.
Visível...com mais uns parafusos para desapertar...ficou o
que supostamente seria o prato da embraiagem.
Um a um, lá os fui desapertando um pouco.
Entretanto tive a percepção que no interior haveria uma mola elicoidal a exercer pressão, empurrando a metade exterior para fora.
Com cuidado, lentamente e por igual, fui desapertando os parafusos…o ideal seria retirar dois opostos, e introduzir nos seus orifícios, dois pedaços de varão roscado, com duas porcas, para suster a pressão da mola até que se retirasse todos os restantes e depois aliviando lentamente. Operação necessária na montagem, para colocar o prato no sítio permitindo a posterior colocação e aperto dos parafusos.
Um a um, lá os fui desapertando um pouco.
Entretanto tive a percepção que no interior haveria uma mola elicoidal a exercer pressão, empurrando a metade exterior para fora.
Com cuidado, lentamente e por igual, fui desapertando os parafusos…o ideal seria retirar dois opostos, e introduzir nos seus orifícios, dois pedaços de varão roscado, com duas porcas, para suster a pressão da mola até que se retirasse todos os restantes e depois aliviando lentamente. Operação necessária na montagem, para colocar o prato no sítio permitindo a posterior colocação e aperto dos parafusos.
Depois da embraiagem desmontada, percebi quão simples era o seu funcionamento…um sistema de pratos cónicos, em que um possui revestimento interior a Férodo, pressionado pela mola contra o outro, origina uma aderência de superfícies e consequente transmissão de movimento…na atuação da embraiagem, um sistema de alavanca contraria a força da mola, empurra-o alguns milímetros, desencostando-o, interrompendo a transmissão.
Um desgaste elevado deste revestimento, como era visível,
implica a falta de aderência, verificando-se o efeito “embraiagem a patinar”.
Numa primeira tentativa, peguei nas peças e dirigi-me a uma loja da especialidade, onde me foi dito que teria de adquirir o prato completo, custando-me cerca de 150 €.
Um pouco apreensivo…não desisti de encontrar uma solução mais económica.
Entretanto alguém mais experiente alertou-me para a possibilidade de substituir apenas
o Ferodo.
Sendo este material o mesmo usado nos calços de travão, procurei uma
oficina de recuperação de travões, que me fez a substituição, pagando 30€.
Já que tinha tudo desmontado, aproveitei e substitui tambem os dois rolamentos do prato, é conveniente, custando os dois, cerca de 25 €...no entanto se não tivermos ferramenta adquada para a substituição, temos de recorrer a uma oficina ...é uma operação simples, de custo reduzido, 5...10€.
Já que tinha tudo desmontado, aproveitei e substitui tambem os dois rolamentos do prato, é conveniente, custando os dois, cerca de 25 €...no entanto se não tivermos ferramenta adquada para a substituição, temos de recorrer a uma oficina ...é uma operação simples, de custo reduzido, 5...10€.
Devo alertar para o facto de que a colagem do Férodo é feita
a alta temperatura, pelo que os rolamentos substituidos, só se devem colocar depois, correndo-se o risco de os danificar e gripar.
Há "profissionais "que sabem muito bem colar Férodo, mas não sabem que os rolamentos não podem ser sujeitas a temperaturas tão elevadas.
Quando me apercebi, que esse tinha sido o procedimento, ainda os alertei e demonstrei a minha indignação, mas era tarde...para não estar a substitui-los novamente decidi arriscar.
O resultado , surgiu algum tempo depois... no compartimento da embraiagem surgiu uma chiadeira metálica...tendo a mesma um comportamento estranho.
Desmontei-a novamente, e o que de imediato surgiu há vista, foi a anilha de encosto que cobre o rolamento, e serve de superficie de contacto para a forqueta atuar...desfeita !
Tudo isto porque o rolamento "agarrou", gripou, exercendo-se um enorme atrito na mesma.
Teria de substituir novamente os rolamentos e a anilha...mas deparei-me com um problema , este modelo de motocultivador já tinha alguns anos, não encontrando no mercado a peça de substituição.
Ouvindo algumas sugestões, a solução encontrada, foi recorrer a um torneiro mecanico, para que me fazer uma capa em aço com expessura de cerca de dois milimetros, com um ligeiro rebaixamento na aba interior, para evitar o atrito com o anel do rolamento, encaixando à pressão, com aderencia no anel exterior, obtendo assim efeito identico.
Embora na figura se fique com a impressão que a mesma está em contacto com o bordo interior do mesmo , assim não é, existe um ligeiro desbaste para que isso não aconteça e o mesmo possa rolar livremente.
Serviu de lição !
Há "profissionais "que sabem muito bem colar Férodo, mas não sabem que os rolamentos não podem ser sujeitas a temperaturas tão elevadas.
Quando me apercebi, que esse tinha sido o procedimento, ainda os alertei e demonstrei a minha indignação, mas era tarde...para não estar a substitui-los novamente decidi arriscar.
A anilha destruida |
A anilha destruida e alternativa para a mesma |
Desmontei-a novamente, e o que de imediato surgiu há vista, foi a anilha de encosto que cobre o rolamento, e serve de superficie de contacto para a forqueta atuar...desfeita !
Tudo isto porque o rolamento "agarrou", gripou, exercendo-se um enorme atrito na mesma.
Teria de substituir novamente os rolamentos e a anilha...mas deparei-me com um problema , este modelo de motocultivador já tinha alguns anos, não encontrando no mercado a peça de substituição.
Capa de revestimento do rolamento |
Embora na figura se fique com a impressão que a mesma está em contacto com o bordo interior do mesmo , assim não é, existe um ligeiro desbaste para que isso não aconteça e o mesmo possa rolar livremente.
Serviu de lição !
Num pequeno motocultivador...motoenchada...certamente não vamos encontar sistemas complexos, pelo que a sua manutenção será possivel na oficina lá de casa...poupando-se muitos euros !
Por outro lado, de uma forma geral, é sempre importantissimo pesquisar o mercado na procura da melhor opção.
Nas oficinas especializadas, na maioria das vezes , embora a reparação seja possivel, e pouco dispendiosa, o intuito é vender peça nova, de preferencia o conjunto completo, se for o caso, pois isso implica uma maior margem de lucro.
Surpreendentemente, por vezes tambem acontece, o melhor preço ser oferecido pela assistencia oficial.
A titulo de curiosidade ao efetuar uma pesquisa na internet , deparei-me com um site italiano onde o sistema completo, custava 45€...fiquei na duvida se teria as mesmas carateristicas !
A titulo de curiosidade ao efetuar uma pesquisa na internet , deparei-me com um site italiano onde o sistema completo, custava 45€...fiquei na duvida se teria as mesmas carateristicas !
Chaveta partida
Num outro momento de indisposição, nada fazendo prever a
teimosia, com a pequena charrua avançando tranquilamente, volvendo a
terra…quietou-se!...Tamanha teimosia…acelerava…desacelerava…desengatava…metia,
1ª…2ª…mas nada…não arredava do local!
Fiquei um pouco apreensivo…tudo parecia
normal… apenas a teimosia de não
se mexer…a caixa de velocidades, funcionava corretamente…mas as rodas não se
moviam!
Bem…seria novamente embraiagem…!? Pensei !
Os sintomas apontavam nessa direção…falta de tração…mas ela tinha sido reparada recentemente…e se assim fosse, o manuseamento da caixa de velocidades seria dificultado.
Optei por confirmar a situação, voltei a desmonta-la…passei o Ferodo com uma lixa fina, para a eventualidade do mesmo ter vidrado e perder aderência, voltei a montar…mas nada…não se movia.
Os sintomas apontavam nessa direção…falta de tração…mas ela tinha sido reparada recentemente…e se assim fosse, o manuseamento da caixa de velocidades seria dificultado.
Optei por confirmar a situação, voltei a desmonta-la…passei o Ferodo com uma lixa fina, para a eventualidade do mesmo ter vidrado e perder aderência, voltei a montar…mas nada…não se movia.
Era estranho…e como a curiosidade aguçava o apetite, resolvi abrir a caixa de transmissão...perceber como funcionava o sistema e a partir daí talvez entender o que se estava a passar.
Depois de retirar a tampa,
fiquei alguns instantes imóvel...ora maravilhado…ora confuso, tentando
compreender o funcionamento da engrenagem que se me deparava há vista…onde a
simplicidade se misturava com a complexidade do entendimento, traduzida numa
enorme eficiência…pouco tempo depois, percebia como tudo funcionava, concluindo que
estava tudo normal…mas se o sistema que transmite o movimento de rotação ás rodas estava a funcionar corretamente,
então porque não se moviam !?
Restava uma hipotese, alguma coisa de errado se passava ao nível das rodas.
Comecei ansiosamente a desmonta-las...surgindo a resposta quase de imediato – uma chaveta partida –
O conjunto roda/veio, é selado por um escatel que impede o
deslizamento, proporcionando a transmissão da força rotativa…com este
elemento partido, o veio desliza sem que o movimento se transmita.
Verifiquei tratar-se de um escatel (rasgo comum a ambas as peças, onde
encaixa a chaveta) de “meia-lua”.
Procurei em várias lojas…oficinas, mas não encontrei a dita chaveta.
Sugeriram-me então que fizesse uma…parecendo-me uma ideia razoável, comprei um pedaço de varão de aço calibrado com o diâmetro igual, pedi a um amigo mecânico que me cortasse no torno umas “bolachas” com a espessura do rasgo…com um serrote de cortar ferro, cortei-as ao meio, obtendo assim as pequenas chavetas.
Sugeriram-me então que fizesse uma…parecendo-me uma ideia razoável, comprei um pedaço de varão de aço calibrado com o diâmetro igual, pedi a um amigo mecânico que me cortasse no torno umas “bolachas” com a espessura do rasgo…com um serrote de cortar ferro, cortei-as ao meio, obtendo assim as pequenas chavetas.
Depois de tudo montado no lugar, logo se mostrou apressado, rodando como antes.
olhe meu amigo eu tenho uma motocultivador a mais de trintaanos e quem mexe nela sou eu porque ela foi 1 vez a oficina para reparar a cambota paguei 30 contos e nao trabalhei meia hora resultado comprei o material novo custou pouco mais montei e ainda esta a trabalhar isto ja tem talvez 15 anos
ResponderEliminarAmigo você tem as rodas montadas ao contrario! a posição dos pneus está errada.
ResponderEliminarObrigado pela observação...já dei conta desse erro.
Eliminarpor ca monta-se as rodas assim pois da mais aderência ao andar para a frente a trabalhar com freze....etc....
EliminarSabe onde ou como posso arranjar um motor de arranque para uma motocultivadora (goldoni 14cv)? Obrigado, cumps
ResponderEliminarBoa noite...penso que não é dificil...na sua zona certamente encontra alguma oficina para reparação de máquinas agricolas ou comércio das mesmas e certamente têm solução para essa questão...se for para substituir o já existente devido a uma eventual avaria, anote as referencias do motor e procure numa oficina de electrecidade auto..na internet...espero ter ajudado. Cumprimentos.
ResponderEliminarBoa noite, tenho uma moto-enxada 12cv , a gasoleo(Lombardi), últimamente aquece muito e perde potência, após 15 minutos de trabalho tenho que parar e deixar pingar agua em cima até que arrefeça. já limpei a cabeça mas continua com o problema, alguém me pode dar uma dica sobre o caso?
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarJá verificou o nivel do óleo...!? O óleo que está a usar é o adequado !? Será que não necessita de ser mudado...experimente mudá-lo, utilizando um bom oleo, 10/40. É um erro usar oleos baratos.
Cumprimentos
Colocar água fria em cima do motor que aqueceu demasiado, é um erro enorme, poderá danificá-lo irremediavelmente. O metal poderá estalar...ou empenar.
ResponderEliminarCumprimentos.
Com água fria em cima de um motor, que acabou de trabalhar?!!!
ResponderEliminarSerá que alguem me pode ajudar no meu motocultivador, ele agarra apos andar a trabalhar um pouco, tem ólio na embriagem na tração e não vejo onde colocar mais, apenas mistoro tambem ólio na gasolina.
ResponderEliminarCumprimentos.
É um motocultivador antigo que trabalhava a tratol e tinha um deposito pequeno com gasolina para por a trabalhar agora apenas tem o grande onde coloco gasolina com mistura. Mas agarra após algum tempo a trabalhar, porquê? Algem me pode dar uma dica para eu podere resolver o problema.
ResponderEliminarOmeu obrigado.
Cumprimentos.
Bem sei que estamos em 2015, mas não pode usar gasolina para uso frequente a gasolina é só para pegar, depois, tem de trabalhar a "tratol ou petroleo para motores " e porquê? tratol tem menos poder calorico, e contém "chumbo" que lubrifica as valvulas, que nesse tipo de motor não estão preparadas para a gasolina moderna, esta a gripar as sedes de valvulas e o proprio piston/cilindro , o motor que esta a falar deve ser um cottieme e dura uma vida, mas bem tratado.
EliminarBoa noite caro anónimo. Algo me diz que tem pouca experiência com máquinas...diz que colocou óleo na embraiagem, o que eu acho muito estranho de ser necessário, prejudicando certamente o funcionamento da mesma, a não ser que seja um modelo diferente do habitual. Colocou óleo na tração...pergunto, e no cárter, no motor, verificou ou substitui-o o óleo ? Sim, o motor precisa de oleo, e haverá certamente um local por onde o colocar, assim como para verificar o nível desejado, se não tiver óleo vai agarrar e destruir o motor, lembro que deve usar óleo de qualidade, podendo ser mineral 15/40, ou melhor ainda semi-sintético 10/40. Quanto ao combustível, embora a combustão da gasolina liberte mais calor, não me parece ser o motivo para agarrar, no entanto pode experimentar , usar uma mistura metade gasolina e metade gasóleo, obtem um combustível aproximado ao tratol, mas para por a trabalhar tem de usar a gasolina...pode por alguma no depósito, e depois de estar a trabalhar misturar o gasóleo...experimente....ou até só gasóleo.
ResponderEliminarNão force mais o motor a trabalhar sem ter a certeza que tem óleo no cárter !
Espero de alguam forma o ter ajudado.
Cumprimentos.
Bom dia amigo Sebastião, de facto o meu motoenxada é um pouco antigo e foime oferecido por um cunhado que não o utilisava a anos, o aparelho não tem cárter é daqueles que apenas tem fréses onde se coloca tambem as rodas para o deslucarmos, defacto não tenho experiência nenhoma toda a minha vida foi serralheiro civil agora na reforma é que tenho um bocado de terreno onde ocupo o tempo.
ResponderEliminaro meu obrigado, cumprimentos
Gilberto.
Sim, é uma motoenchada, mas tem de ter carter, e necessita de oleo, será certamente por isso que o mesmo agarra, falta de oleo .
ResponderEliminarTambem eu tenho uma moto-bomba para tirar água, com muitos anos, com essas carateristicas, que funcionava a tratol e gasolina para pegar, que tambem já agarrou, exatamente por falta de oleo.
Abraço
gostaria de saber o oleo ideal para transmiçao
ResponderEliminarAmigo Paulo Veloso, de uma forma geral, na caixa de velocidades do motocultivador, do carro, na caixa da frese, ou no diferencial do atrelado, utilizo valvulina 80W / 90, de boa qualidade.
ResponderEliminarSei que no momento de puxar pela carteira, nos ocorre o pensamento " ..isto é um trator...já velho...não estou para estar a gastar dinheiro em oleo caro, este mais barato serve.." A vida está dificil, no entanto relembro, que a qualidade do oleo é essencial para prelongar a vida destas máquinas, que estão sujeitas a muito esforço e cuja reparação é muito cara....quando elas avariam é que sentimos a falta delas !
Abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBoa noite, caro Gilberto...antes demais desejo-lhe um óptimo 2015.
ResponderEliminarPois é, você tinha razão, óleo na embraiagem, sim, há modelos que assim funcionam.
Ora aí está, desmontou a máquina e fez muito bem. É um motor com mecânica simples, vai poupar muito dinheiro, e fica com a certeza de que o trabalho foi bem feito. Eu também nunca fui mecânico, mas tendo ferramenta adequada, desmonto, vou tentando perceber como funciona, reparo o que estiver estragado e volto a montar. Numa grande parte das vezes mecânicos não se dão ao trabalho de reparar, querem é por peça nova...da-lhe mais margem de ganho. Vai correr tudo bem, depois conte. A percentagem de óleo na gasolina é que não entendi, dois por um certamente não é, isso seria dois litros de gasolina e um de óleo.
Cumprimentos.
boas tenho um problema com meu goldoni 14cv perde óleo da caixa pelo retentor do veio da roda queria uma dica de quem soubesse como se tira por fora não dá será que tenho que desmontar a caixa toda obrigada
ResponderEliminarSrº Antonio Pereira,
EliminarEstou com o mesmo problema que teve para substituir o retentor. Agradecia que me dissesse como resolveu o seu problema.
Muito obrigado
Caro António, o meu amigo Pereira, mecânico que desmonta turbinas hidráulicas, para o lado do CBode e mecânico para todo o serviço, sempre disponível, diz com convicção que o acesso ao retentor deverá ser por fora...pelo que terá de desmontar a roda e maxilas.
ResponderEliminarCumprimentos.
boas amigo sebastião obrigada pela dica mas isso de se tirar a roda e maxilas são os mais antigos o meu não sai pois devo de ter que desmontar a caixa e ver se dá acesso ao veio não sei se souberem mais como ter acesso ao dito retentor agradecia comprimentos
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarTenho um motocultivador igual ao da descrição da reparação acima. A avaria é tambem na embraiagem, só que com a agravante de o problema estar nos filets de acopolamento do prato conico estarem arrasados. Algum amigo me pode informar onde posso encontrar esta peça ou,... o conjunto ? A máquina tem motor Ruggerini e a caixa é ferrari. Desde já o meu Obrigado
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminaracho interessante este debate,pois tb tenho um motocultivador com motor lombardini 14cv ,que me tem dado umas dores de cabeça,,será que alguém me pode dar alguma dica!! vou explicar mais ou menos o que se passou,estava a fressar andei uma meia hora com o motor a trabalhar ate k começou a perder força e parou ,,quando o quis por a trabalhar novamente reparei k na poli existia uma folga e um xiar!! não voltei a tentar por o motor a trabalhar pois acho k nem devo sem k algum entendido me diga mais o menos o que terá acontecido , desde já obrigado
ResponderEliminarBoas... Tenho um motocultivador Lombardini que ultimamente não trabalha a embraegem. No inicio deixava-se o motor a trabalhar por uns minutos que resolvia mas agora não. Disseram-me que os pratos agarraram... o que posso fazer?
ResponderEliminarAmigo Luis Filipe, como não me parece coisa complexa, se fosse eu , desmontava, retirava peça estragada, mandava reparar se assim fosse possivel, ou comprava outra e montava de novo. Em alternativa terá de levar a um mecânico.
ResponderEliminarBoas tenho um motoenxada de 5cv e quando aceleramos o motor ele vai se abaixo e comeca a deitar fumo branca e desliga eu acho que o carburador esta a injetar gasolina a mais porque quando e para o desligar nos temos o habito de desligar a gasolina e acelerar ate ele desligar, e antes de desligar ele manda um soluco e comeca acelerar ao maximo mas so no fim de ja estar a trabalhar assim 1 ou 2 minutos, mas mesmo assim gostava da ajuda que pudessem dar.E gostava de saber se e so ajustar a agulha do carburador?
ResponderEliminarBoa noite amigo João...experimente ver se o filtro do ar necessita de limpeza, aproveite e limpe carburador tambem . Cumprimentos
ResponderEliminarE a vela,,,encontra-se
ResponderEliminarem bom estado ?!
Boa noite o filtro do ar esta limpo o carburador e provavel que esteja bastante sujo e velho devido a ele chegar a estar uma semana inteira a trabalhar no duro mas pronto, a vela e nova mas quase sempre tem de ser limpa antes de o ligar porque a vela esta sempre cheia de oleo ou gasoleo queimado. E obrigado pela ajuda
ResponderEliminarOh amigo...se a máquina trabalha a gasoleo, não tem carburador nem vela..supostamente :)
ResponderEliminarE a gasolina eu que tenho o habito de dizer gasoleo a tudo :)
EliminarBoa Noite.
ResponderEliminarAntes de mais os meus sinceros parabéns pelo blog.
As maquinas ingricolas são deveras fascinantes e as dores de costas que nos evitam.
Tenho um tractor pequeno à já uns anos, um Pasquali e uma motoenxada texas. Recentemente adquiri um motocultivador a gasoil Antonio Carraro, para fresar debaixo das arvores, pois a frese do tractor dava cabo das raizes. Acontece que ao trabalhar com o motocultivador com a frese o motor não está a trabalhar de uma forma horizontal, ou seja direita, o que acontece com a grande maioria dos motocultivadores que conheço. Como estão a trabalhar de uma forma, digamos que não ideal, tenho sempre a duvida que a aspiração do oleo da bomba de lubrificação pode eventualmente desferrar e dai poder existir uma falha na lubrificação do motor. Pergunto custuma colocar o nivel de oleo um pouco acima do indicado na vareta, para desta forma colmatar a possível falha de oleo? Questionei por aqui na zona alguns donos de motocultivadores e aguns dizem-me que metem oleo a passar um pouco o nivel maximo na vareta. Qual a sua opinião? Obrigado e continuação de bom trabalho.
pode trabalhar inclinado á vontade, não ponha óleo a mais que força os retentores. os motocultivadores goldoni quando estão a fresar o motor esta bastante inclinado.
EliminarBoa noite k oleo a aconselhado para o motocutivador Lombardi a gasoleo 7cv
ResponderEliminarBoa tarde. A qualidade dos óleos são parte importante na longevidade das maquinas, eu utilizaria o 10/40, semi-sintético, não dos mais caros, mas um bom óleo. Se for um motor já com algum desgaste, com possibilidade de algum consumo do mesmo, escolhia o 15/40, mineral...e muita atenção aos níveis.
ResponderEliminarCumprimentos.
Obrigado
ResponderEliminarBoas , quantos litros de oleo leva um motocultivador Pasqual 946 de quatro rodas no carter .
ResponderEliminarOla boa noite.
ResponderEliminarTenho um pascuali 910 que me da um problema com a embraiagem,sei que cuando esta gasta patina mais não é o meu caso o problema consiste em que piso a embraiagem a fundo e sigue como não activara o pedal,afinei a tope o cabo da embraiagem não tenho mais margem e sigue igual,trei que fazer o mesmo que sr sebastião abrir e tirar as ideias do problema,desde já agradecido por qualquer ajuda de expertos na matéria antes de desmontar a cegas.comprimentos.
Como tirar a embraiagem do motocultivador lombardin?
ResponderEliminarAmigo Oliveira...espreite, descubra onde está, vá desapertando parafusos até alcançar a dita, tendo atenção ao modo como estão colocados para depois voltar a por no sitio !
ResponderEliminarTalvez o que descrevi ajude em alguma coisa...os sistemas embora diferenciados, convergem para um mesmo principio .
Mãos à obra !
Boas trades tenho um motoenxada a gasolina e depois de lhe ter aberto o motor para limpeza do mesmo ele já não quis trabalhar. Qual será o problema?
ResponderEliminarBoa noite. Diz que lhe abriu o motor...que parte do motor ? De qualquer modo, melhor mesmo é verificar se tudo está montado corretamente, vela e cachimbo bem colocado...carburador... certamente será por aqui que estará o problema,falta de combustível na camara, ou corrente elétrica...se antes trabalhava bem, tente verificar novamente as peças que desmontou, e tentar perceber o que está errado...talvez encontre o problema.
ResponderEliminarA parte de motor que abri foi onde se encontra a cambota. Será que pus alguma peça ao contrario?
ResponderEliminarOlá Sr.Sebastião é muito útil o blog, pela linguagem simples e direta, estou a pouco tempo no ramo da agricultura, e percebo o quanto é árduo o serviço no campo principalmente para quem estar iniciando do zero, que é o meu caso, resolvi mecanizar a propriedade, tenho roçadeiras laterais, pulverizador costal, enfim agora idealizei comprar uma das máquinas - MOTOCULTIVADOR, aqui na minha região não há se quer um agricultor que tenha este aparelho, por isso busco incansavelmente informações sobre, operação, manutenção e tantas outras informações afim de que não me arrependa depois, do investimento que fiz ao adquiri o aparelho. Olhando em alguns sites e lojas físicas em algumas cidades adjacentes, vi um modelo de motocultivador que me chamou atenção: MOTOCULTIVADOR TOYAMA TT65 DE 07 CV e 212 CILINDRADAS, gostei dessas configurações, porém não sei se é uma marca confiável, e percebendo o quanto conhece de motocultivador decidir usar este meio, para pedir aconselhamentos sobre os melhores motocultivadores no mercado no quesito custo e benefício, e principalmente aquela que possa encontrar mais facilmente na minha região pois acredito que a reposição de peças ficaria mais fácil de encontrar. resumindo meu texto:
ResponderEliminar1 - O toyama tt65 é um tratorito ideal para capinar pomar no meu sítio, com terra geralmente muito dura, compactada?
2 - Todo motocultivador pode trabalhar em regiões de muita declividade (morros, ladeiras muito ingrime) são equipamentos de mecânica simples?
3 - hoje quais as melhores marcas de motocultivador no mercado?
4 - O que é importante saber antes de comprar um motocultivador?
Aguardo resposta de quem puder responder às minhas dúvidas obrigado!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBoa tarde, caro Aderson.
ResponderEliminarSe pretende uma máquina, que não lhe traga arrependimentos, que lhe permita trabalhar pequenas parcelas de terra, com alguma dureza, compacta, terá de optar por um motor a diesel, no mínimo com 10cv...um moto-cultivador com 7cv para esse tipo de terra, não é suficiente.
Sim, pode trabalhar em terreno com declive.
Quanto à marca de que fala, não conheço, no entanto tente ver qual a marca do motor que equipa esses máquinas e qual a sua origem de fabrico. Italiano, alemão...ou japonês, são das mais fiáveis.
Já agora, de que zona é ?
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
A origem do fabrico é japão, são máquinas de muita resistência, durabilidade se for usadas com cuidado e perícia técnica, minha zona de residência é Taperoá, baixo sul da Bahia, Brasil . Obrigado pelos esclarecimentos!!!
EliminarTenho uma motoenxada a gasolina e so arranca se por um pouco de gasolina dentro do carburador depois para logo.alguem pode me dizer o que será?
ResponderEliminarTenho motocultivador um AGRIS Nº SERIE 207192, que após trabalhar algum tempo com a rotativa perde força, baixa o relantio, se apertar a embraiagem volta ao normal .
ResponderEliminarvolto a por na terra e após alguns segundos volta fazer o mesmo
Parece-me que o seu AGRIS entra em esforço...pode até estar a aquecer demasiado. Experimente ver se a rotativa é adequada ou se tem tem óleo suficiente e em condiçoes.
ResponderEliminarCumprimentos.
Verifique também a lubrificação da rotativa.
ResponderEliminarPor vezes não tem força suficiente e é necessário retirar as facas da ponta da rotativa para que "aguente" com ela, experimente.
ResponderEliminarboa noite tenho um lombardini 6LD360/400 gostaria saber se alguém sabe a quantidade de ole da caixa de velocidades obrigados
ResponderEliminarBoa tarde. Temho um lombardini lda 97, a mudança de marcha atrás não entra, tem alguma ideia do que possa ser ? Obrigado.
ResponderEliminarBoa tarde. Temho um lombardini lda 97, a mudança de marcha atrás não entra, tem alguma ideia do que possa ser ? Obrigado.
ResponderEliminarBoa noite. Desculpem a ignorancia, estou a pensar comprar um motocultivador lombardini LDA97 e gostava de saber se tem volante reversivel. (para trabalhar com pente ceifeira). Obrigado
ResponderEliminarTenho um Pascuali articulado que a dar para trás dá a impressão que a embraiagem pátina como devo fazer para chegar à ambraiagem
ResponderEliminarTenho um Pascuali articulado que a dar para trás dá a impressão que a embraiagem pátina como devo fazer para chegar à ambraiagem
ResponderEliminarTenho um tractor Pasquali 956 que ao andar para trás sem nada anda mas carregado não anda será que é a caixa o que se estragou ???
ResponderEliminarAmigo Jose Silva, e para a frente, anda normalmente ?
ResponderEliminarA embraiagem estará entre o motor e a caixa de velocidades, terá de o "partir ao meio" tal como fiz com o moto-cultivador. Assim que o fizer embraiagem surgirá por ali visível,junto do motor...no entanto, se para a frente tem tração não será embraiagem a patinar.
ResponderEliminarboa noite!
ResponderEliminarcomprei um motocultivador pasquali 966 com motor lombardini 6 LD 360 e pretendia colocar um contador de horas de funcionamento para ser mais fácil de efetuar as revisões pelas horas de trabalho do motor. Alguem me pode dizer como fazer a instalação? Agrdecido
o meo Lombardini510 a mudança de marcha atrás não entra
ResponderEliminarboa noite,
ResponderEliminarTenho um valpadana com motor lombardini e a marcha atrás não entra depois de usar a frese.
Sei que há um sistema de segurança que não permite que ela entre coma frese em funcionamento, mas depois de a desengrenar a marcha atrás não entra!
alguém tem uma sugestão do que se passará.
falta de valvulina não é...
Cumprimentos
Ferreira
Boa noite,
ResponderEliminarAnt s de mais excelente trabalho. Venho questionar porque tenho um motocultivador e este fim de semana enquanto estava a fresar puxei um pouco por ele e agora mesmo com a embraegem apertada ele continua em movimento. Já experimentei afinar o cabo mas continua igual. Podera ser a embreagem gripada? Obrigado
Boa noite Nuno. A única explicação que encontro é que a mesma tenha "colado" . Não me parece restar outra hipótese senão por mãos à obra e começar a desenroscar parafusos...desconheço o modelo de embraiagem, mas certamente será fácil de chegar até ela...
ResponderEliminarBoa noite Ferreira. Parece-me que o problema reside no sistema que impede que a marcha a trás entre com frese a trabalhar. Esse sistema estará fora da caixa de velocidades, suponho...observe como atua e se algo de errado se passa. Pode estar preso. Para tirar duvidas quanto à caixa de velocidades, experimente sem a frese colocada. Diga como correu...cumprimentos.
ResponderEliminarBom dia Sebastião,
ResponderEliminarO motocultivador já é um pouco antigo e pertencia ao meu avô que entretanto já faleceu. Fiz uma pesquisa e pelas fotos penso que se deve tratar de um rotex supertriss tal como este: https://www.sergauto.pt/produto.php?id=2433#.
Desde já o meu obrigado pela resposta.
Não percebo muito disto, então queria também perceber: depois de o desmontar como identifico que a embreagem está de facto gripada?
ResponderEliminarSe de facto estiver colada a solução é coloca uma nova ou há algo mais que possa fazer?
ResponderEliminarBoa tarde, Nuno. Tudo o que se possa dizer será um pouco expeculativo.No entanto quase tudo tem reparação. Primeira coisa a fazer, desmontar para identificar o problema, depois decidir pela solução a adotar...ponha mãos à obra.
ResponderEliminarBoa tarde, tenho um motocultivador ferrari com motor lombardini 6LD 360N, que depois de trabalhar cerca de 15 minutos começou a perder força sem deixar de trabalhar. Após isso deixou de fresar quando em contacto com o solo, mas as freses movimentam-se quando no ar. Em andamento sem a frese ligada também perdeu força. Alguém me poderá informar se tal é devido a problemas de embraiagem. obrigado. cumprimentos-
ResponderEliminarBoa noite. Quando acelera ele responde bem ? Qual a sua percepção, quando a frese entra na terra, ele perde rotação e vai abaixo ou é apenas a frese que deixa de rodar ?!
ResponderEliminarMuito bom dia e obrigado pela sua disponibilidade. O motocultivador quando se acelera responde bem. Quando a frese entra na terra continua a trabalhar mas a frese para a rotacao.
EliminarBom dia. Todos os sintomas apontam para problema na embraiagem. Se estiver gasta ou com qualquer outro problema , a força rotativa do motor deixa de ser transmitida aos outros órgãos mecânicos. Comece a desapertar parafusos para ver o que se passa por lá !
ResponderEliminarAntes de desmontar pode fazer uma outra experiência,no sistema de afinação do cabo, dê-lhe um pouco de folga...3 ou 4 milímetros. isto para tentar compensar algum desgaste que possa haver...se continuar igual, mãos à obra.
ResponderEliminarO meu está igual,quando coloco a fresa na terra se for ao ar de leve trabalha,se for mais enterrada deixa de funcionar e o trator não anda,será embraiagem ou as tais chavetas das rodas?
EliminarBoa tarde tenho um motoenchada lombardini, não trabalha à muito tempo. Não sei se estou a fazer tudo bem para o colocar a trabalhar. Preciso de instruções, alguém me pode ajudar.
ResponderEliminarBom dia tenho moto enviada k depois de usar fica a ligar óleo junto ao encaixe do veio das freses não estou a ver como resolvo isto.
ResponderEliminarBoa tarde a todos.
ResponderEliminarTenho um motocultivador Honda F560 que não quer trabalhar nem por nada. Custa a pegar e quando resolve trabalhar, acelero e vai abaixo, não tendo potência. Por outro lado, a gasolina desaparece e o óleo no carter fica mais liquido. Será que a gasolina está a mistura-se com o óleo? Alguém pode ajudar?
Olá sr. Sebastião satisfação indescritível falar contigo novamente, a minha dúvida de hoje é: Estamos com a pretensão de comprar um motocultivador da BCS o modelo é o MOTOCULTIVADOR 740 POWER SAFE DIESEL MOTOR YANMAR LN100... Pretendemos além do motocultivador, comprar peças de reposição, como nunca tivemos um motocultivador BCS antes, gostaríamos de saber quais são as peças que mais se desgastam rapidamente para podermos comprar e mantê-las como precaução caso se desgastem ou quebre alguma peças e já termos para troca de forma rápida e segura entende?
ResponderEliminarEm resumo quais as peças de reposição devemos comprar no ato da compra do motocultivador?
ResponderEliminarConsiderando os seguintes critérios:
ResponderEliminar1- Peças que se desgastam mais rápido ou que precisam ser trocadas periodicamente;
2- Peças que sofrem impactos mais intensos no funcionamento da máquina e ocasionalmente se quebram;
3- Ou aquelas que por ser talvez feitas com materiais frágeis há maior probabilidade de quebrarem mais facilmente.
Preciso de um disco enfrior de embreagem moto enchada MTD 245
EliminarPrecisava de disco enfrior de embreagem moto enchada MTD 245
ResponderEliminarBoas tenho um motocultivador lombardini 3ld 510 por vezes aperto a embraiagem com a mudança engatada e ele não anda o que poderá ser
ResponderEliminarBoa tarde.
EliminarQuando larga embraiagem não anda ? Se isso acontece provavelmente está a existir um problema no sistema de embraiagem que pode estar gasta. Desmonte e tente perceber o que se passa por lá !
Boa tarde. Tenho motocultivador Mondial, motor Ferrari e reboque com caixa de velocidades. Numa subida, em terra, com as mudanças do reboque, patina e não sobe. Não sei se posso meter mudanças na máquina e reboque e qual devo meter, para subir e não patinar. Obrigado
ResponderEliminarOlá boa noite, e parabens pelo blog, e pela ajuda que tem fornecido.
ResponderEliminarTenho um Nibbi, G519, com mais de 30 anos que era dos meus pais e, não me recordo de alguma vez ter visto ter sido mudada a valvulina do diferencial da fresa. Que tipo de valvulina usar? Como saber o nivel, uma vez que não encontro manuais de serviço dessas maquinas?
Obrigado
Boa noite, Fernando. Use valvolina 85w140 . Quanto ao nível, senão tiver marcação ou modo de o visualizar, introduza uma pequena vareta para o verificar e encha quase na totalidade...deixe dois ou três centímetros. Mas se fosse eu, primeiro drenava o que houvesse lá dentro e lavava com um pouco de gasóleo.
ResponderEliminarBoas Festas !
Obrigado
EliminarSe for para uma utilização moderada ,também pode utilizar a 80w90.
ResponderEliminarBoas amigo, tenho um lombardini que ontem aconteceu me o seguinte, a andar normalmente tem a força normal, mas quando engreno a fresa perde a força toda anda a fresa mas quando baixo para a terra perde a força e para, tem alguma ideia do que será ? Obrigado desde já
ResponderEliminarAmigo, Manuel, comece por experimentar rodar com a mão a frese em vazio, com motor parado. Se estiver presa, retire-a , verifique o nível de óleo, tente perceber se o veio sofreu algum esforço que levasse a empenar. Se tudo estiver bem verifique níveis de óleo da caixa e do motor...pode também verificar o escape, mas não me parece que tenha a ver...se fosse embraiagem , frese podia não rodar, mas motor mantinha rotação. Depois diga o que observou...
ResponderEliminarCumprimentos.
Tenho uma motoenchada f506 honda acontece quando meto a marcha atrás ela anda normalmente mas quando tiro a mão do manipulo continua a andar o que poderá estar a acontecer?sou pouco ecperiente nestas máquinas obrigados pela ajuda que poderá vir.
ResponderEliminarBoa noite. Quando andava com a minha motoenxada no meio da carreiras tive de fazer paragem para tirar o lixo. Quando voltei a ligar reparei que estava toda suja de óleo e começou a deitar fumo branco. Alguém me ajuda a identificar se é apenas uma fuga de óleo? Ps. A motoenxada tem dois dias apenas.
ResponderEliminarObrigado
Inclinou a motoenxasa r o oleo do respiradouro subiu
EliminarBoa tarde,queria saber se há de alguma forma conseguir um esquema de montagem de uma caixa de velocidades
ResponderEliminarBoa tarde, comprei uma motocultivadora GRILLO já com alguns Anos com motor lombardini e vinha sem o cabo da embraiagem meti um cabo novo mas não embraia está leve tem alguma dica? obrigado,cumprimentos José Manuel
ResponderEliminarBoa noite , José Manuel. Pelo que relata embraiagem não exerce pressão. Terá de abrir para verificar o que se passa de errado. Mãos à obra, são sistemas simples, fáceis de desmontar. Um ótimo ano 2022 !
EliminarBoa tarde, obrigado pela ajuda, já desmontei está tudo direito,faz mais força do que eu imaginava, estou à espera do cabo novo, obrigado e bom ano.
EliminarBoa noite, sou usuário/ proprietário de um Valpadana motor Lamborghini Lda 510.
ResponderEliminarA minha história com está máquina é imensa, manuseio-a desde os meus 12anos e já conto com 45. É uma máquina infernal. Actualmente necessita de uma revisão geral, é muito provável que necessite da vossa ajuda. Até ao momento nunca deu uma avaria, máquina!
Parabéns pelo Blog
Bom dia que marca é o moto cultivador? preciso de uma embraiagem dessas mas onde peço pedem a marca e o meu já não diz nada mas a embraiagem é igual a essa.. obrigado
ResponderEliminarBoa noite amigo tenho um motocultivador lombardini de 18cv, e gostaria de saber quantos litros de valvulina leva na caixa de mudanças. Obrigado
ResponderEliminarO motocultivador é a gasóleo
ResponderEliminarBom dia. Na caixa de velocidades terá de existir algo que indique o nível adequado, se não encontrar, vá enchendo, não enchendo totalmente. Também pode retirar a que tem dentro e tentar perceber qual a quantidade. É preferível ter um pouco a mais do que a menos.
EliminarSenhores tenho um motocultivador Goldon 10kv e como só a tenho há três anos parece-me que a manete da embareage está dura e como a experiência é pouca será normal ou terá problemas que precisem de reparação? Visto que comprei em segunda mão, agradeço resposta.Obrigado
ResponderEliminarBoa noite. Em primeiro lugar deve verificar se ela esta a desempenhar o seu papel. Se assim for não se preocupe, deve estar bastante afinada. Se algo de anormal se mantiver, e não tiver qualquer perceção de mecânica o melhor será recorrer a uma oficina .
EliminarOlá tanho um goldoni 14 cavalos persisa uma embalagem não a encontro será que a velha dá para compor
ResponderEliminarBoa noite. Peço desculpa pela demora na resposta. Sim, dá para compor mas terá de encontrar quem faça esse trabalho. Pergunte numa oficina de automóveis. Quem cola férodo para travões recupera-lhe a embraiagem.
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ResponderEliminarboa tarde caros srs.. o meu pai tem um Motocultivador Lombardini Pasbo 614 a diesel.. queria fazer uma manutenção ao mesmo nomeadamente trocar óleo motor, cx filtros.. alguem tem manual?? que oleo leva o motor, cx onde poderei adquiri peças para o mesmo. obrigado a todos
Boa tarde tenho uma moto cultivadora pasquali antiga e não connsigo rodar o disco com corda para o arranque, o disco está preso não roda o que será?
ResponderEliminarBoa noite. Tudo indica que esteve muito tempo parado e terá colado. Em primeiro lugar mude o óleo do cárter, pode usar o 10 /40 mineral . Sem receio antes de colocar óleo novo pode colocar alguma quantidade de gasóleo para lavar o interior, deixando depois escorrer bem. Tente perceber onde está o injetor, retire-o pulverize o cilindro com óleo penetrante WD-40, deixe ficar de um dia para o outro e tente novamente. com cuidado com um martelo dê pequenas pancadas no "disco" apenas para causar alguma vibração. Se não rodar vá insistindo no óleo penetrante. Deve também observar o nível da valvulina da caixa de velocidades, sendo também conveniente substitui-la .
Eliminarboa tarde tenho um motocultivador truss a embraiagem patina já desmontei tem algum Fedoro mas esta muito liso . se eu passar uma lixa vai resolver
ResponderEliminarBoa tarde Paulo. Sim, uma das razões pode ser essa, se passar lixa vai ajudar. Outra pode estar relacionada com afinação, verifique se cabo não está demasiado esticado. Se não resolver substitua o férodo, pode já estar muito gasto, pergunte numa oficina auto , normalmente conhecem quem o faça.
EliminarBoas a minha motocoltivador 14 cv motor lobardin aperto a embraiagem e ele continua a andar ,alguma opinião sugestão
ResponderEliminarObrigada
Bom dia. Tenho um motoenxada com motor 6ld400 tem vindo a perder força e agora quando há algum esforço pára mesmo e só volta a pegar estando mesmo frio, deita fumo preto ao rodar a polie mas não pega e prende a polie. Ao falar com o mecânico destes sintomas disse-me, e sem observar o mesmo, que o motor está gripado e precisa trocar a cambota, bronzes da cambota, levar segmentos e retificar no torneiro. Será mesmo isto ou poderá haver outra causa. Desde já obrigado e felicitações pelo blogue.
ResponderEliminarBoa noite queria aplicar motor de arranque num lombardini 510 de origem e muito caro alguém me sabe dar uma ajuda obrig
ResponderEliminarBoa tarde Sr. Sebastião
ResponderEliminarTenho uma motoenxada de 7cv de marca mader. Tem 2 anos, com pouca utilização por ano. Ontem peguei nele para mexer um pedaço de terra e não consegui,. Ele pega, mas quando mexo no ar vai abaixo. Mas se não mexe no ar ao fim de 10 segundos também vai abaixo. Tem alguma ideia do que possa ser e pode partilhar comigo sff?
Obrigado
Bom dia. Sendo um motor a gasolina tudo indica estar relacionado com mau funcionamento do carburador, ou filtro do ar muito sujo. Desmonte e limpe, certamente esteve muito tempo parado...o problema estará por aí.
EliminarBom dia Sr. Sebastião
ResponderEliminarObrigado pela dica, vou fazer limpeza para ver se resulta. Obrigado pelo serviço público prestado.
Joaquim Horta tenho um motocultivador motor lambordine gasolina 9 cavalos meti-lhe kite embriagem,mas isto não esta bom ,quando se engrana as mudanças sem se apertar a embriagem anda,antes so andava quando se apertava o manipulo da mesma,quando largava o mesmo parava-
ResponderEliminarBom dia. Parece-me ser uma questão de afinação...experimente esticar mais o cabo, ou contrário , dar-lhe um pouco mais de folga...
ResponderEliminarO meu está igual as mudanças entram bem e ele corresponde a embraiagem,mas quando ando com a fresa levantada trabalha bem mas se a colocar na terra a fresa para e o motociltivador deixa de andar se lembra um pouco para cima trabalha tudo normal.sera a embraiagem ou terá a ver com o sistema de tração das rodas?
ResponderEliminarObrigado João lopes
João Lopes, sendo um motocultivador, pode ser embraiagem a patinar quando entra em esforço. Desmonte e observe a coisa...acredito que seja.
EliminarJá a desmontei agora estou com problema em arranjar uma nova
ResponderEliminarBoa noite. Por vezes encontra-se quem faça reparação...eu mandava reparar, mas isso tambem depende do sistema instalado...
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ResponderEliminarBoa noite once possible encontrar semi eixo direito partiu
Boa Tarde se alguen tem semi eixo para joli ou caixa de velocidades avariada compro
ResponderEliminarTenho um motocultivador Ferrari 14 cv antigo alguém podia me aranjar o manual dos carretos k leva caixa velocidades
ResponderEliminarBoa tarde e boas festas.
ResponderEliminarRecentemente herdei um Goldoni de 10cv que esteve vários anos sem uso, sei que na ultima utilização parou de forma espontânea e não voltou a pegar. Agora ao tentar ligar o motor ele não ganha a compressão necessário para o arranque com a corda e sopra pela tampa das válvulas, alguém me pode dar uma dica, para saber ao que vou quando resolver sujar as mãos? na minha modesta opinião suspeito de problema nas válvulas.
Obrigado.