Como cultivar cenouras


Propriedades nutritivas

A cenoura, crua ou confecionada, é dos legumes mais consumidos.
É uma raiz rica em fibras, sais minerais, vitaminas, e principalmente betacaroteno.
Este ultimo um antioxidante, com efeitos benéficos que se estendem desde a melhoria da visão, aspeto saudável do cabelo à formação de melanina, responsável pela pigmentação bronzeada da pele cuja função é protege-la dos raios ultravioletas.
A ingestão abundante e continuada de cenouras origina uma coloração amarelada da pele que gradualmente desaparece , reduzindo-se o consumo.

 

Cultivo 


A sementeira de cenouras pode fazer-se durante todo o ano, no entanto gostam de clima ameno para um bom desenvolvimento, 15 a 20 graus, pelo que é recomendável ser feita pelos meados de janeiro, fevereiro e depois a partir de setembro.
Temperaturas altas originam raízes pequenas e coloração roxa na parte superior. 
Têm preferência por solo solto, rico em matéria orgânica, com alguma sombra, gostam de fresco.
O tempo de maturação inicia-se pelas 14...16 semanas estendendo-se até às 24 com as ramas mais antigas a curvarem-se e a secar.

Na preparação da terra para o cultivo, com tempo seco deve-se regar um ou dois dias antes de trabalhar a terra, de modo a evitar a necessidade imediata de rega que sempre origina a formação de alguma crosta, garantindo deste modo uma humidade em profundidade, benéfica para germinação das sementes.  No entanto, nos dias seguintes deve-se estar atento à necessidade de água, regando com um regador.

Depois da terra lavrada ou cavada a uma profundidade de mais ou menos 30 centímetros espalha-se algum estrume pela área a cultivar, cinco a dez litros por metro quadrado. De seguida volta-se a cavar, picar a terra, a uma profundidade inferior, cerca de 15...20 centímetros, para misturar o fertilizante no solo. A superfície deve ficar uniforme, sem torrões. 

Segue-se a sementeira, espalhando-se a semente considerando que as futuras plantas não devem ficar muito juntas,cerca de 15 a 20 centimetros, afastadas umas das outras. Como muitas sementes não vão germinar, uma concentração de 5 a 10 sementes por 20 centimetros quadrados, não é demasiado.

Depois da semente espalhada, pica-se ligeiramente a terra com um ancinho, de modo a enterrá-la 1 a 2 centímetros. De seguida com a face inferior de uma sachola devemos compactar um pouco o solo para garantir que as pequenas sementes ficam bem aconchegadas.
Duas , três semanas é o tempo necessário para que comecem a nascer.
 Se houver plantas em excesso podemos aguardar até às  10..12 semanas quando já temos formação de raiz, colhendo-as, permitindo que as restantes se continuem a desenvolver.

Os canteiros de cenouras devido à utilização do estrume e rega frequente desenvolvem muita erva pelo que requerem uma atenção continuada, arrancando-a sempre que necessário.


Sem comentários:

Enviar um comentário