Como cultivar cebolas e alhos


Semente de cebolo

Se quisermos produzir as nossas próprias sementes, para os canteiros de cebolo, a semear no minguante de Novembro...Dezembro, teremos que em Abril, semear, enterrar, três a quatro cebolas, podendo aproveitar-se as que já se apresentam um pouco greladas.

Contrariando a lógica, elas não vão produzir mais cebolas...vamos observar o crescimento de vários "canudos", em cujas extremidades, vão surgindo pequenos bolbos, onde floração dará lugar às pequenas sementes.












Em Agosto, vestem-se de tons dourados...com as pequenas sementes, pretas, a espreitar, querendo soltar-se.




Chegou o momento de as colher. Com algum cuidado, para que as sementes não se soltem, cortam-se os canudos mais ou menos a meio, e guardam-se dentro de um saco de plástico, com as cabeças para baixo.

Deste modo as sementes que se vão desprendendo ficam lá dentro.

Depois pendura-se em local protegido, bem arejado, onde apanhem sol, durante duas ou três semanas, para completar o processo de maturação. Depois é debulhar e armazenar.










 

Se pretendermos, podemos adquiri-las nas lojas de produtos agropecuários, onde são vendidas em pequenas carteirinhas.























Canteiros de cebolo

- Pelo S.Martinho, semeias o teu cebolinho -




No minguante de Novembro...Dezembro...em local abrigado, com exposição solar, fazemos então os nossos canteiros...semeando diretamente no solo, ou utilizando um pequeno tabuleiro...de esferovite...madeira..
Enchemo-los com uma mistura de terra bem enriquecida com estrume...e semeamos, tendo o cuidado de não enterrar demasiado as sementes, basta espalha-las e remexer um pouco a terra de modo cobri-las. Orvalhando com regador se o tempo estiver seco.


Tapamos depois, com um pedaço de plástico, transparente, que irá produzir um efeito estufa...aumentando a temperatura e conservando a humidade, estimulando a germinação. A semente de cebola é muito sensível, por vezes não nasce, e temos de voltar a semear.

O tabuleiro, têm a vantagem de se poder mudar de local...se estiver bom tempo, colocá-lo ao sol...mau tempo, abrigá-lo.

Se tudo correr bem, em Março...Abril, teremos cebolo em condições de ser replantado.
Se dicidir-mos comprá-lo, convem, enquanto não o plantar-mos, submergir as raizes num pouco de água.





Plantar cebolo(as)


Se desejar-mos cultivar, plantar, cebola temporã, com um tempo de maturação mais reduzido, podemos faze-lo pelo mês de Novembro...Dezembro, adquirindo o cebolo, nas lojas de produtos agropecuarios...mercados.
A cebola de variedade tardia, diz o saber - a Valenciana é a melhor - adquada ao armazenamento, é cultivada em Março..Abril, com um periodo de desenvolvimento de cerca de quatro meses.





A plantação do cebolo, normalmente, faz-se abrindo um pequeno rego onde se coloca o fertilizante, estrume e cinza, com um pouco de adubo,  10-10-10, que pode ser Foscámónio.

As plantas devem ser colocadas, de modo a que a raiz não fique em contato direto com o adubo, e espaçadas entre elas, cerca de 20 cm (um palmo).

Com a abertura de outro rego, a terra retirada, vai tapando o anterior, de modo a cobrir apenas, ligeiramente as raízes. É importante que não fiquem demasiado enterradas, para que a cebola se possa desenvolver livremente. Basta cobrir as raízes.



Não se devem deixar demasiado enterradas, basta cobri-las.



Um pouco de água, é importante, para que as plantas “peguem”.









Para arrancar o cebolo do canteiro, não vamos puxar pelas plantas, danificamo-las. Utilizamos uma forquilha, espetando-a no solo, um pouco abaixo das raízes, alavancando ligeiramente a terra para cima, possibilitando que as mesmas se soltem mais facilmente















Durante o seu desenvolvimento, vamos observar a abundancia de erva a crescer, é importante que se vá arrancando á mão, e sachando sempre que necessário, uma...duas vezes. Depois da sacha deve-se adicionar um pouco de adubo de superfície, sulfato de amónio, que é barato, com bons resultados, (respeitando os cuidados já referidos, nunca em contato com a planta, e em pequena quantidade) ou então adicionar urina diluída em duas partes de água, excelente fertilizante natural.

Outro dos cuidados a ter é o tratamento preventivo do míldio, pulverizando com Milráz ou outro. O míldio começa por secar as extremidades, alastrando lentamente a toda a planta. Deve-se repetir pelo menos de quinze em quinze dias, a partir de meados de abril.







Quando as cebolas já se encontram em amplo desenvolvimento, a rega deve-se fazer sempre que necessário, mas sem exagero, para que não apodreçam com excesso de humidade.














Na fase final de maturação, quando a rama começa a secar...a partir de meados de Julho, já não se devem regar, para que não apodreçam depois. 

Pode acontecer que por esta altura se encontrem cheias de erva, mas já não haverá necessidade de arrancar, a rama começa a secar, entretanto tiram-se da terra. Para uma boa conservação, devem-se deixar secar bem, sem regar.














A colheita faz-se pelo inicio de Agosto.

Antes do armazenamento em local fresco e seco, é conveniente deixar alguns dias, 6…7..,onde apanhem um pouco de sol, mas também com alguma sombra , evitando a incidência direta dos raios solares, o calor excessivo.






















 


 

Alhos


Amplamente, conhecidos pelas suas características medicinais de caracter bactericida, de cultivo milenar, o alho é muito mais do que um alimento...de uma forma geral, o seu consumo regular, proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Fortalece o sistema imunitário, atua na prevenção dos riscos de enfarte, hipertensão, reduz o colesterol LDL e aumenta o HDL, combate bactérias malignas no intestino, impedindo o desenvolvimento de células cancerígenas....estimula o funcionamento do fígado, rins...combate o ácido úrico...melhora a visão, dores de cabeça e insónias.

Em parceria com um bom vinho tinto...uma boa febra de porco grelhada na brasa, revela-se um bom afrodisíaco!

<< Num prato, partir a(s) febra(s) ainda quentes, temperar com alho em abundancia, regar com azeite tradicional e um pouco de vinho tinto. >>

Podemos cultiva-los de Novembro a Março...até à colheita, decorrem cerca de nove meses, quando já apresentam várias folhas secas.

O alho, temporão, com um período de maturação mais curto, é caraterizado pela sua cor rosada.

A sementeira é idêntica à das cebolas...regos, onde a cada dez...quinze centímetros, colocamos um "dente" retirado, apenas, da parte exterior da "cabeça".











Como semente, podemos utilizar os vulgarmente adquiridos no supermercado, para consumo, obtendo uma produção satisfatória.





 
 
 
MEDICAMENTOS…IMPORTANTE…!

Divulguem esta importante informação, o preço dos medicamentos genéricos varia consoante o laboratório que os produz e comercializa, no regime especial (pensionistas) muitos podem ser adquiridos a custo zero...a variedade de preços é enorme..o mesmo medicamento pode ser adquirido por 4 € ou por 0.40 €, basta pedir na farmácia o medicamento com a respetiva substancia ativa, receitada pelo médico, de preço mais reduzido...elas estão obrigadas a vender sempre o medicamento mais barato. 
Consultando o site do Infarmed http://www.infarmed.pt/genericos/pesquisamg/pesquisaMG.php pode-se pesquisar qual o mais barato, o mesmo fornece a lista completa, atual, de todos os laboratórios que o comercializam e os respetivos preços praticados, possuindo cada um , um numero de referencia que pode ser utilizado para identificar o medicamento quando nos dirigimos á farmácia, ou então mencionando o nome do laboratório...se a farmácia não tiver disponivel - o que acontece muitas vezes, tentando vender outro mais caro - tem obrigatoridade de o disponibilizar num prazo de doze horas. Familiares de idosos em lares de terceira idade, questionem que medicamentos estão a adquirir...marca ou genéricos..e de que preço...serão dos mais baratos !?
Acreditem que a surpresa pode ser bastante desagradavel ...!
 

55 comentários:

  1. Olá Serafim, como vai?
    Queria perguntar-lhe se me pode dar um conselho, os meus alhos estão a ficar com as folhas amareladas, o que pode ser? O amarelo é mais em baixo as pontas da planta ainda estão verdinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É porque o ano vai frio e chuvoso, o alho não quer muita água e quando começam a encabeçar deve-se mexer a terra em volta para que possa dilatar os dentes. Quanto ao amarelar eu costumo fazes uma cura como à cebola.

      Eliminar
    2. Quem quiser um alho cabeçudo deve semear pelo entrudo, fala a voz da experiência, semeio alhos pelo entrudo e colho pelo São João, mas alhos grande, cabeçudos. não são nove meses como os iluminados dizem.

      Eliminar
    3. Parabéns, obrigado pela inforção

      Eliminar
  2. Olá,

    Muito interessante a sua página. Mistura alhos com bugalhos. A informação acerca do preço de medicamentos que presta está incorrecta e é falaciosa.

    Assim, aconselho-o vivamente a seguir ficar-se pelos alhos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde caro(a) anónimo.

      Agradeço a sua critica quanto á informação disponibilizada relativa á aquisição de medicamentos...mas como tenho necessidade de adquirir quantidades consideráveis dos mesmos,penso saber um pouco do que estou a falar, não desconsiderando a possibilidade de alguma incorreção na apresentação. Convido-o e agradeço a sua disponibilidade para identificar a incorreção da mesma.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Interessante a sua apresentação e elucidação das plantações. Sobre os medicamentos é real e o nosso anonimo terá que se informar melhor para não fazer comentários sem nexo... Um abraço Francisco Leote

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde,
    Muitos parabéns pelo blog, acho que será util a muita gente para se informar de como trabalhar na sua horta como é o meu caso.
    Segundo os mais "velhos" a fase da lua é muito importante quando se semeia ou planta, então deixava aqui a sugestão de nos dizer em que fase da lua faz o canteiro do cebolo e em que fase da lua se deve fazer a plantaçao do mesmo cebolo, isto se por acaso tiver acesso a essa informação.
    Já agora se souber essa informação para os outros produtos que cultiva era importante para todos nós que seguimos o seu blog.

    Atenciosamente,
    Carlos Lima

    ResponderEliminar
  5. Amigo Carlos Lima, o povo vai dizendo - Pelo S.Martinho, semeias o teu cebolinho - quando surge o minguante de Novembro..para plantar em Março , Abril, tambem pelo minguante.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá, o meu avô foi um grande agricultor, tudo semeava e tudo plantava na Lua Cheia ou no Quarto Minguante.
    Já agora, ele dizia que o cebolo não podia ver as barbas ao Maio.
    O que quer dizer que só podia ser plantado até ao final de Abril.

    ResponderEliminar
  7. É verdade...Lua , terá a sua influencia, mas será a dedicação...o cuidado a ter com o que se semeia ou planta que vai ditar o sucesso da colheita.
    Já agora convido todos os que guardam, ditos, provérbios, de sabedoria popular, como o que acabou de partilhar - Cebolo não pode ver as barbas ao Maio - a fazê-lo tambem.
    Não como fez "AquaDiSelva" que utilizou o "Formulário de Contacto" e apenas ficou disponivel no meu email , mas que passo a transcrever - Medra o trigo debaixo da neve como o carneiro debaixo da pele -
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  8. Valeu pela dica de como se planta cebolo e alho.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelas informações, espero que continue assim... Parabéns pelo excelente trabalho...

    ResponderEliminar
  10. Agora queria saber se a lua (fase) é contada antes ou depois da fase lunar exemplo Quarto minguante"Depois da lua cheia? até ao quarto minguante ou depois deste?
    Desculpem a ignorância srrsr.

    ResponderEliminar
  11. NAO ENTENDE NADA DE HORTICULTURA

    ResponderEliminar
  12. Boas, ao ver este post lembrei-me de um ditado do meu avô quanto ao alho "no Natal bico de pardal" ou seja ele diz que se o alho for semeado já a começar a germinar é muito melhor porque não corre tanto risco de apodrecer e se desenvolve mais rapidamente.

    ResponderEliminar
  13. Caro Milton..." alhos no Natal, com bico de pardal " penso querer dizer, pelo Natal ser desejavel que já se avistem germinados, fora da terra...com um pequeno grelo, de aspeto " bico de pardal" . Semea-los em Dezembro...com a queda de geadas, e chuvas intensas, não será talvez a melhor opção.

    ResponderEliminar
  14. O alho quer ser semeado em período de chuvas e geadas para desenvolver o bolbo e enraizar melhor.

    ResponderEliminar
  15. O bacalhau quer-alho? bem regado com um bom tinto, que bom?

    ResponderEliminar
  16. Areis é durante o minguante desde que a lua comece a diminuir até praticamente não se ver, depois já começa a ser quarto crescente.

    ResponderEliminar
  17. diz a gíria no que respeita aos alhos , Natal bico de pardal , e o porquê da cinza nos alhos? o que é apanágio na minha região = GUARDA

    ResponderEliminar
  18. Olá. Então aqui vão mais uns ditos populares: Janeiro é ervilheiro. P.ara os alhos a minha mãe diz que pelo entrudo ainda são cabeçudos. E também há o da velha e do S. mateus para os nabos mas fica para a próxima. Boas festas para todos.
    capitolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha Mãe dizia sobre quando se deve semear alhos, e,pelo Natal já deve ter bico de pardal ,mas se queres alho cabeçudo semeia-o pelo entrudo.

      Eliminar
  19. Diz que para termos as sementes para o cebolo teremos que em Abril, semear, enterrar, três a quatro cebolas, podendo aproveitar-se as que já se apresentam um pouco greladas. Eu discordo. Não devemos semear as que já estão greladas pois as cebolas que vão crescer dessa semente também vão grelar mais cedo. Devemos sim semear as que ainda não grelaram para que as nossas cebolas também durem mais tempo sem grelar. Obrigado.

    ResponderEliminar
  20. Stimpy, não discordo.
    Sim, talvez fazendo desse modo seja mais benéfico.

    ResponderEliminar
  21. É verdade sim senhor as cebolas devem ser semeadas antes de grelarem e numa sexta feira de qualquer mês na força do minguante, e assim terá uma semente apurada e quando a semente for apanhada tbm deve ser na força do minguante, e quando for a semente semeada tbm na força do minguante e quando for o cebolinho plantado tbm deve ser pela força do minguante

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde, antes de mais parabéns pelo blog fantástico :). Tenho vindo a acompanhar há cerca de um ano e a fazer leituras pontuais e tem sido para mim uma fonte motivacional.
    Plantei agora o cebolo e agradeço a ajuda. Gostaria apenas de acrescentar uma dica que a minha avó de 83 anos me deu esta semana, aquando da plantação, que resultou muito bem.
    No momento de colocar o cebolo na terra, se se cortar uns dedos de rama no topo ele fica mais forte a levanta mais rápido.
    Apenas uma sugestão de iniciante :) em fase de experiência, não me leve a mal a referência, apenas quis partilhar por me parecer que foi uma boa dica da avozinha (que trabalhou a vida toda no campo).
    Muito obrigada :). Bons trabalhos a todos.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite, e agradeço as felicitações...fico satisfeito, sabendo que ele vai cumprindo com o seu objetivo.
    Quanto ao cebolo, tem razão , também procedo desse modo...é como se lhe acertasse-mos o cabelo :) deixando-o todo por igual...pega-se no molho, e com uma faca corta-se de uma só vez, um pedaço das pontas...acrescento ! :)
    Boas culturas !

    ResponderEliminar
  24. Boa noite a todo o pessoal que se interessam por esta matéria, é linda, eu adoro o campo e não sou agricultor, tenho um pequeno quintal onde me entretenho a semear algumas coisinha para saber o que como, tudo natural.
    Já plantei cebolas em Janeiro e agora vou plantar mais, mas da valenciana. tenho alhos e alhos francês,pimentos,tomates,beringela e courgettes, etc... Fiquei esclarecido sobre a informação dada em epígrafe, até morrer estamos sempre aprender, obrigado.

    ResponderEliminar
  25. Boa noite a todo o pessoal que se interessam por esta matéria, é linda, eu adoro o campo e não sou agricultor, tenho um pequeno quintal onde me entretenho a semear algumas coisinha para saber o que como, tudo natural.
    Já plantei cebolas em Janeiro e agora vou plantar mais, mas da valenciana. tenho alhos e alhos francês,pimentos,tomates,beringela e courgettes, etc... Fiquei esclarecido sobre a informação dada em epígrafe, até morrer estamos sempre aprender, obrigado.

    ResponderEliminar
  26. Boa noite e melhor semana de trabalho. Chamo à minha horta o meu ginásio, o que quer dizer que não vou lá quando quero mas apenas qd posso. Queria colocar a seguinte questão acerca do cebolo. Plantei 1 cento de cebolo no final de Novembro em sitio de terra mais seca mas com água p/ regar. Nesta altura está mt bonito, sem ervas daninhas, forte mas ainda não tem a cebola fora da terra. Isto significa que já não vai dar bolbo? Os mais velhos chamam "cebolão" às plantas que não vão dar bolbo, será isto que está acontecer na minha plantação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não creio, sabe que para confecionar um bom prato são necessários bons produtos, uma variedade, temperos, criatividade e sobretudo o tempo. É isso aí, dê tempo ao tempo que colherá cebolas, a jeito de brincadeira dizia o avô de minha sogra que semeava dois centos de cebolo e espera colher 200 cebolas, resumindo, há que haver esperança e atitude.

      Eliminar
  27. Desculpem não identifiquei, sou Arlindo Santos

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde, amigo Arlindo.
    Quando diz que plantou em Novembro, deduzo que esteja do outro lado do oceano, em terras brasileiras. Quanto ainda não ter cebola à vista, só lhe resta aguardar...se plantou tal como exemplifico, e esta saudável, certamente terá boa produção. Vá aguardando, no entanto como as condições climatéricas por aí são diferentes, não sei se isso poderá interferir, penso que não.
    Uma das questões importantes na plantação, é enterrar apenas a raiz, deixando a zona imediatamente a seguir, onde se vai desenvolver a cebola, quase nada enterrada,quase fora da terra, pelo que me admira não se observar qualquer desenvolvimento, levando-me a pensar que os enterrou demasiado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não necessariamente no Brasil, eu resido num arquipélago com nove ilhas e cada uma com seus encantos, a verdade é uma, a minha terra não é a do vizinho do meu vizinho, há os que estão no norte, outros no centro e outros no sul, também a norte e a sul aí sim, convém antes de mais analisarem vossos terrenos de cultivo para se certificarem que estes tem os nutrientes minerais necessários ao desenvolvimento das diversas culturas. Abraço

      Eliminar
  29. Sois todos uns agricultores do diabo,bota aqui a ver se os meus tomates estão maduros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia ver se os tomates estão maduros é simples, semeie, plante, cuide e quando estiverem a mudar de cor é sinal de amadurecimento, contudo dito que o amigo é daqueles que os compra nas grandes superfícies, pois, aí os come sem qualidade, pois são plantados e cultivados pela força de químicos e São colhidos verdes para que quando lhe chegam á mesa, para além de serem duros e sem sabor, vem carregados de agrotóxicos, sabe agora ver se os tomates estão maduros?

      Eliminar
  30. Muito bom , agora que vc ja colheu as sementes Convido a anunciar as suas sementes no websit www.sementesonline.com , é GRATUITO e simples , entre cadastre e pronto ja pode anunciar a sua semente
    Experimente

    ResponderEliminar
  31. Eu planto as primeiras cebolas em Novembro , aqui em Portugal mesmo em frente a Serra da Estrela , e quando chega o mês de Abril e maio já tenho cebolas para arrancar..

    ResponderEliminar
  32. Caro Sebastião. Num poste fala em regar com urina. Pergunto, urina humana? ou de animais?

    ResponderEliminar
  33. Amigo Fernando, não se trata propriamente de uma rega, é mais uma adičão de fertilizante, e sim , urina humana diluída. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sebastião, confesso que assim da gosto em estar com um telemóvel na não, ao menos não é no facebook ou outras que até só faltam dizer que o peido trouxe molho, nesta sua vertente é um assunto deveras sério, também o tempo de uso da terra em si, o descanso devido bem como o uso de produtos biológicos, há vários anos que cultivo, e confesso que nos últimos 3 anos, a cultura da batata tem vindo contaminada com traça, há quem diga que é da semente, há quem diga que é do calor, e eu digo, borboletas e moscas que nunca antes vi as vejo agora isso pode ser uma causa, meu terreno usa restos de algas marinhas, logo trazem todos os nutrientes necessários, a cultura até 3 anos atrás foi sempre boa, agora até as ervilhas, o feijão, couves e repolho, trazem dificuldades na germinação, a melancia este ano foi razoável, no ano passado foi uma miséria, no entanto, meu vizinho este ano nem uma só melancia colheu ai contrário de mim, no entanto dediquei de corpo e alma, com sacrifício consegui, creio que o fator climatérico tenha muito a ver. Abraço

      Eliminar
    2. Quanto à urina que recomenda, sou a lembrar que o que se come hoje nada tem a ver com o que meus avós comiam e eu conto com 56 anos de idade, hoje as frutas e legumes dos mercados na sua maioria vem carregados com agrotóxicos, eu como uso meus produtos e a maioria é biológicos embora por vezes recorra a químicos, tenho o fator doença que le leva a toma de remédios com contra indicações, daí não aconselhar ao uso da urina, temos creio o salitre, antigamente chamado de amônio, temos no pós cultura o tratamento de fertilidade da terra com favas ou tremoço, dar o devido tempo de sessão nas lavouras, a aplicação da cal virgem para eliminar os ditos fungos, roscas, e bichos da terra, aí é uma coerência saber aconselhar, no entanto, há que examinar o estado das terras em relação à falta bem como ao excesso dos diversos nutrientes. Abraço

      Eliminar
  34. Boa tarde. Todos os anos semeio cebola. Muitas vezes grelam rápido e já não crescem.Porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simplesmente porque não terá respeitado a lua, semeia-se, planta e colhe sempre no vazante da lua.

      Eliminar
  35. Referente à sementeira dos alhos, lembro-me de quando era criança ouvir a minha mãe dizer: para o alho ser cabeçudo, semeia-se no Natal e cava-se no Entudo.

    ResponderEliminar
  36. olá.Gosto imenso do seu blog e consulto com frequência. Tenho uma dúvida,agora arranquei os alhos e no espaço que ficou livre posso cultivar batata doce?disseram-me que nada ia crescer ali por lá deram estado os alhos,será?

    ResponderEliminar
  37. Para plantar cebolas para a semente, não se deve plantar a cebola, grelada nem inteira, pois sendo assim só dá duas ou três cabeças de semente. Se as cortarem ligeiramente acima do meio e a plantarem assim, vão ver a quantidade de cabeças que esta dá. Eu desta forma já tive cebolas a produzirem dezoito cabeças com semente. Boas colheitas.

    ResponderEliminar
  38. Um achega trago para que as culturas com base em conselho alheio sejam sempre com qualidade, Sim, temos o fator terra, esse é primordial, o que eu tenho é diferente do vizinho do lado, se o vizinho usa e abusa dos químicos, ao contrário de mim terei uma terra com qualidade, se ela é arenosa, ou terra solta ou terra dura, aí depende das regas, das temperaturas, das épocas e locais, existem locais frios, temperados e tropicais, existem periféricos e junto ao mar, há um sem número de variedades de terras que aconselho a buscarem ajudas nas secretarias da agricultura, aí sim terão acertadamente as respostas para muitas questões e sobretudo no seguimento dos antigos, a lembrar que nos temos correntes e até prova em contrário, dado ao movimento do eixo da terra, astrologicamente há mudanças nos climas, o que seria bom em Novembro Dezembro para uns pode não o ser para outros dependendo da climatérica.

    ResponderEliminar
  39. Deve se a vergar a rama da cebola depois dela engrosar

    ResponderEliminar
  40. Procuro no "Terramanhada", saber e inspiração para a maior das minhas paixões; Arar e semear a terra. Hoje, ao ilucidar-me, sobre a sementeira dos alhos, lembrei-me de partilhar um ditado popular que ouvia a minha infância: Pelo Santo André (30/11) o alhal quer-se em pé.
    Bem haja pelo admirável contributo que me dão para as minhas dúvidas rurais.

    ResponderEliminar
  41. Olá a todos. Faço agricultura bio, também a vinha. Em relação ao cebolo, é verdade que a urina é um bom fertilizante mas, atenção se toma medicamentos. Para combater o mildio a erva cavalinha é excelente para resolver o problema. Para evitar a erva depois da assenta,espalhar borras de café seco no cebolo. Também quem têm problemas com a toupeira o café também resolve. O alho, cá na serra da estrela, pelo Natal bico de pardal. Também utilizo a burralha, mas nada de abusos. É verdade que o tremoço e a fava em flor, são bons fertilizantes para a terra. Também utilizo várias ervas aromáticas e flores para afastar as pragas. O minguante, para quase tudo é a melhor lua para semear,plantar e colher. Para que o feijão verde seja tenro colher sempre de manhã. Razão, seiva. Abraço

    ResponderEliminar
  42. Gostei muito dos conselhos que li nestes comentários obrigado

    ResponderEliminar