Semear, plantar cebolo...cebolas e alhos


Semente de cebolo

Se quisermos produzir as nossas próprias sementes, para os canteiros de cebolo, a semear no minguante de Novembro...Dezembro, teremos que em Abril, semear, enterrar, três a quatro cebolas, podendo aproveitar-se as que já se apresentam um pouco greladas.

Contrariando a lógica, elas não vão produzir mais cebolas...vamos observar o crescimento de vários "canudos", em cujas extremidades, vão surgindo pequenos bolbos, onde floração dará lugar às pequenas sementes.












No Verão, pelo mês de Agosto,  atingem o seu desenvolvimento, observando-se os tons dourados...as pequenas sementes pretas, espreitando, a quererem soltar-se.









Colhem-se por esta altura.
Para que a semente complete o processo de maturação, seque um pouco mais, colocam-se penduradas em local abrigado, soalheiro, dentro de um pequeno saco de plástico, que vai recolhendo as  pequenas sementes que se vão desprendendo.



Passados alguns dias, 15...20, quando verificarmos que as mesmas já se encontram secas, debulham-se e armazenam-se.  

Se pretendermos, podemos adquiri-las nas lojas de produtos agropecuários, onde são vendidas em pequenas carteirinhas.























Canteiros de cebolo

- Pelo S.Martinho, semeias o teu cebolinho -

No minguante de Novembro...Dezembro...em local abrigado, com exposição solar, fazemos então os nossos canteiros...semeando diretamente no solo, ou utilizando um pequeno tabuleiro...de esferovite...madeira..

Enchemo-los com uma mistura de terra e adubo organico...substrato...e semeamos, tendo o cuidado de não enterrar demasiado as sementes, basta cobri-las.
Depois, tapamos com um pedaço de plástico , transparente, que irá produzir um efeito estufa...aumentando a temperatura e conservando a humidade no seu interior , estimulando a germinação.

O tabuleiro, têm a vantagem de se poder mudar de local...se estiver bom tempo, coloca-lo ao sol...mau tempo, abriga-lo.
Se tudo correr bem, em Março...Abril, teremos cebolo em condições de ser replantado.
Se dicidir-mos comprá-lo, convem, enquanto não o plantar-mos, submergir as raizes num pouco de água.





Plantar cebolo(as)


Se desejar-mos cultivar, plantar, cebola temporã, com um tempo de maturação mais reduzido, podemos faze-lo pelo mês de Novembro...Dezembro, adquirindo o cebolo, nas lojas de produtos agropecuarios..mercados.
A cebola de variedade tardia, diz o saber - a Valenciana é a melhor - adquada ao armazenamento, é cultivada em Março..Abril, com um periodo de desenvolvimento de cerca de quatro meses.






A plantação do cebolo, normalmente, faz-se abrindo um pequeno rego onde se coloca o fertilizante, adubo orgânico, podendo adicionar-se uma quantidade reduzida de Foscamónio.

As plantas devem ser posicionadas, de modo a que a raiz não fique em contato direto com o fertelizante quimico, espaçadas cerca de 20 cm (um palmo) .
Ao proceder-se à abertura de outro rego, a terra retirada, vai tapando o anterior, de modo a cobrir ligeiramente as raízes.
Não se devem deixar demasiado enterradas, basta cobri-las.


Se o tempo estiver seco, é conveniente regar.







Para arrancar-mos o cebolo do nosso canteiro, não vamos puxar pelas plantas, para as arrancar, danificamo-las, vamos utilizar uma forquilha , introduzida abaixo das raizes , com a qual vamos levantar ligeiramente a terra para cima, possibilitando que as mesmas se soltem mais facilmente














A sacha...uma...duas vezes..., a atenção constante para o desenvolvimento de ervas que pontualmete se vão tendo que arrancar...a adubação de superficie que se deverá  fazer com tempo chuvoso, adicionando um pouco de "amónio" (respeitando os cuidados já referidos)...o tratamento preventivo do míldio, que começa a secar as extremidades das plantas alastrando lentamente, podendo por em causa toda a colheita, deve-se repetir pelo menos de quinze em quinze dias durante o periodo da época das chuvas, e que pode ser feito por exemplo, com o Milrás da Bayer...a rega, durante o tempo quente...são cuidados a ter para uma boa colheita.





Quando as cebolas já se encontram em amplo desenvolvimento, a rega deve-se fazer sempre que necessário, mas sem excesso, para que não apodreçam com excesso de humidade.












No periodo final de maturação...a partir de meados de Julho, já não é conveniente rega-las...é natural que por esta altura tambem ainda se verifique um abundante crescimento de ervas, no entanto já não haverá necessidade de as arrancar.













A colheita faz-se pelo inicio de Agosto, aquando a parte vegetativa se encontra na sua totalidade quase  seca.
Antes do armazenamento em local fresco e seco, é conveniente alguns dias , 6..7.. ,de exposição solar, em local de preferencia com alguma sombra , para evitar a incidencia direta de calor excessivo.





















 


 

Alhos


Amplamente, conhecido pelas suas carateristicas medicinais de caracter bactericida, de cultivo milenar, o alho assume-se muito mais do que um alimento...de uma forma geral, o seu consumo regular, proporciona enumeros beneficios para a saude, nomeadamente, prevenção dos riscos de enfarte, hipertensão, reduz o colestrol LDL e aumenta o HDL, combate bactérias malignas no intestino, impedindo o desenvolvimento de células cancerígenas....estimula o funcionamento do figado, rins...combate o ácido úrico...melhora a visão, dores de cabeça e insónias.
De uma forma geral , fortalece todo o sistema imunitário, proporcionando uma vida mais saudavel...e longa.

Em parceria com um bom vinho tinto...uma boa febra de porco grelhada na brasa, revela-se um excelente afrodisiaco !

- Num prato, partir a(s) febra(s) ainda quentes, temperar com alho em abundancia, regar com  azeite tradicional e um pouco de vinho tinto -


Podemos cultiva-los de Novembro a Março...até à colheita, decorrem cerca de nove meses, quando já apresentam várias folhas secas.
O alho, temporão, com um periodo de maturação mais curto, é caraterizado pela sua cor rozada.

A sementeira é identica à das cebolas...regos, onde a cada dez...quinze centimetros, colocamos um "dente" retirado, apenas, da parte exterior da "cabeça".









Como semente, podemos utilizar os que vulgarmente adquirimos para consumo no supermercado, obtendo uma produção satisfatória.




 
 
 
MEDICAMENTOS…IMPORTANTE…!

Divulguem esta importante informação, o preço dos medicamentos genéricos varia consoante o laboratório que os produz e comercializa, no regime especial (pensionistas) muitos podem ser adquiridos a custo zero...a variedade de preços é enorme..o mesmo medicamento pode ser adquirido por 4 € ou por 0.40 €, basta pedir na farmácia o medicamento com a respetiva substancia ativa, receitada pelo médico, de preço mais reduzido...elas estão obrigadas a vender sempre o medicamento mais barato. 
Consultando o site do Infarmed http://www.infarmed.pt/genericos/pesquisamg/pesquisaMG.php pode-se pesquisar qual o mais barato, o mesmo fornece a lista completa, atual, de todos os laboratórios que o comercializam e os respetivos preços praticados, possuindo cada um , um numero de referencia que pode ser utilizado para identificar o medicamento quando nos dirigimos á farmácia, ou então mencionando o nome do laboratório...se a farmácia não tiver disponivel - o que acontece muitas vezes, tentando vender outro mais caro - tem obrigatoridade de o disponibilizar num prazo de doze horas. Familiares de idosos em lares de terceira idade, questionem que medicamentos estão a adquirir...marca ou genéricos..e de que preço...serão dos mais baratos !?
Acreditem que a surpresa pode ser bastante desagradavel ...!
 

14 comentários:

  1. Olá Serafim, como vai?
    Queria perguntar-lhe se me pode dar um conselho, os meus alhos estão a ficar com as folhas amareladas, o que pode ser? O amarelo é mais em baixo as pontas da planta ainda estão verdinhas.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Muito interessante a sua página. Mistura alhos com bugalhos. A informação acerca do preço de medicamentos que presta está incorrecta e é falaciosa.

    Assim, aconselho-o vivamente a seguir ficar-se pelos alhos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde caro(a) anónimo.

      Agradeço a sua critica quanto á informação disponibilizada relativa á aquisição de medicamentos...mas como tenho necessidade de adquirir quantidades consideráveis dos mesmos,penso saber um pouco do que estou a falar, não desconsiderando a possibilidade de alguma incorreção na apresentação. Convido-o e agradeço a sua disponibilidade para identificar a incorreção da mesma.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Interessante a sua apresentação e elucidação das plantações. Sobre os medicamentos é real e o nosso anonimo terá que se informar melhor para não fazer comentários sem nexo... Um abraço Francisco Leote

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde,
    Muitos parabéns pelo blog, acho que será util a muita gente para se informar de como trabalhar na sua horta como é o meu caso.
    Segundo os mais "velhos" a fase da lua é muito importante quando se semeia ou planta, então deixava aqui a sugestão de nos dizer em que fase da lua faz o canteiro do cebolo e em que fase da lua se deve fazer a plantaçao do mesmo cebolo, isto se por acaso tiver acesso a essa informação.
    Já agora se souber essa informação para os outros produtos que cultiva era importante para todos nós que seguimos o seu blog.

    Atenciosamente,
    Carlos Lima

    ResponderEliminar
  5. Amigo Carlos Lima, o povo vai dizendo - Pelo S.Martinho, semeias o teu cebolinho - quando surge o minguante de Novembro..para plantar em Março , Abril, tambem pelo minguante.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá, o meu avô foi um grande agricultor, tudo semeava e tudo plantava na Lua Cheia ou no Quarto Minguante.
    Já agora, ele dizia que o cebolo não podia ver as barbas ao Maio.
    O que quer dizer que só podia ser plantado até ao final de Abril.

    ResponderEliminar
  7. É verdade...Lua , terá a sua influencia, mas será a dedicação...o cuidado a ter com o que se semeia ou planta que vai ditar o sucesso da colheita.
    Já agora convido todos os que guardam, ditos, provérbios, de sabedoria popular, como o que acabou de partilhar - Cebolo não pode ver as barbas ao Maio - a fazê-lo tambem.
    Não como fez "AquaDiSelva" que utilizou o "Formulário de Contacto" e apenas ficou disponivel no meu email , mas que passo a transcrever - Medra o trigo debaixo da neve como o carneiro debaixo da pele -
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  8. Valeu pela dica de como se planta cebolo e alho.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelas informações, espero que continue assim... Parabéns pelo excelente trabalho...

    ResponderEliminar
  10. Agora queria saber se a lua (fase) é contada antes ou depois da fase lunar exemplo Quarto minguante"Depois da lua cheia? até ao quarto minguante ou depois deste?
    Desculpem a ignorância srrsr.

    ResponderEliminar
  11. NAO ENTENDE NADA DE HORTICULTURA

    ResponderEliminar
  12. Boas, ao ver este post lembrei-me de um ditado do meu avô quanto ao alho "no Natal bico de pardal" ou seja ele diz que se o alho for semeado já a começar a germinar é muito melhor porque não corre tanto risco de apodrecer e se desenvolve mais rapidamente.

    ResponderEliminar
  13. Caro Milton..." alhos no Natal, com bico de pardal " penso querer dizer, pelo Natal ser desejavel que já se avistem germinados, fora da terra...com um pequeno grelo, de aspeto " bico de pardal" . Semea-los em Dezembro...com a queda de geadas, e chuvas intensas, não será talvez a melhor opção.

    ResponderEliminar